Cidadania e respeito às diferenças

Na aula de Sociologia, do professor José Schmitz Júnior, os alunos do Terceirão Marista, participaram de uma atividade lúdica-educativa no pátio do colégio. O tema abordado foi a importância em respeitar as diferenças para através delas, construirmos a cidadania.

A dinâmica utilizada foi sugerida pelas alunas Paola Maffezzoli e Thaisa Sara Ruysam, que elaboraram um questionário com diversas perguntas relacionadas a família, educação, sexualidade, convivência em sociedade, entre outras.

Com os olhos vendados para respeitar a individualidade de cada um, após cada pergunta, os alunos movimentavam-se para trás, para frente ou permaneciam nos mesmos lugares, conforme sua resposta.

Ao final da dinâmica, os alunos tiraram as vendas e eles realizaram uma reflexão sobre as diferenças observadas.

“A autossatisfação é inimiga do estudo. Se queremos realmente aprender alguma coisa, devemos começar por libertar-nos disso. Em relação a nós próprios devemos ser ‘insaciáveis na aprendizagem’ e em relação aos outros, ‘insaciáveis no ensino’. ”  Mao Tsé-Tung