Pintor que utiliza os pés e a boca nas suas obras de arte

Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, séries iniciais, participaram de um momento enriquecedor, com a presença do pintor Jadir Raymundo de 56 anos e tio da aluna Júlia Tonello Gomes, do 2º ano EF, que produz suas obras de arte utilizando a boca e pés.

Jadir Raymundo, mora em Penápolis, interior de São Paulo, nasceu sem os braços, em função de uma má formação, devido a uma medicação forte que sua mãe tomou durante a gravidez. Mesmo com as dificuldades e os obstáculos do dia a dia, leva a vida de uma forma leve e feliz. “Sou uma pessoa alegre e contente, faço meus trabalhos e tenho uma vida normal”, ressalta.

Para demonstrar, Jadir fez exposição de suas obras e pintou uma tela e escreveu um recado para os alunos utilizando a boca e, ainda, respondeu aos questionamentos dos estudantes, de como ele aprendeu a pintar, de como escova os dentes, dentre muitas outas perguntas do pequenos.

O tema foi abordado nas aulas de Ciências e os alunos tiveram a oportunidade de experimentar diferentes sensações utilizando a boca e os pés como atividade. Uma forma de comprovar que o ser humano é capaz de adaptar-se e criar condições de se expressar de diferentes formas. Os alunos descobriram que existem pessoas com deficiências e em função disso, desenvolvem uma maior habilidade com outras partes do seu corpo.

Jadir descobriu seu talento dentro da AACD de São Paulo, onde ficou internado dos 10 aos 14 anos, foi ali que ele recebeu o incentivo dos professores nas aulas para começar a pintar. Hoje, ele faz parte da Associação do Pintores com a Boca e os Pés. Atualmente há 53 artistas no Brasil, muitos dão palestras e demonstrações de pintura para escolas, empresas e outros grupos interessados, oferecendo uma melhor compreensão do trabalho que está sendo feito pela Associação e as possibilidades disponíveis como oportunidade para as pessoas com deficiência.