Ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

O Marista São Luís recebeu medalha de ouro a nível nacional e foi o único de Santa Catarina a receber o mais alto prêmio em 2018.

Os estudantes do Marista São Luís são destaque na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras e o único colégio de Santa Catarina a receber medalha de ouro neste ano. Os alunos do 4ºC e 5ºA do Ensino Fundamental, anos iniciais, são os responsáveis pela conquista.

A Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras é originária da França e chegou ao Brasil em 2010. É uma competição internacional de matemática em equipes para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é aproximar, através da matemática, a importância das línguas modernas e promover o interesse pela matemática e pelo trabalho cooperativo.

Para a professora de Matemática Fabiane Safanelli, a medalha de ouro foi um prêmio para toda a comunidade escolar Marista. “O resultado do trabalho vem do empenho de todos os professores desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, preparando para as provas da vida”, afirma.

Os estudantes não escondem a alegria em ter recebido o prêmio máximo da competição, e ainda serem os únicos no Estado a receberem a medalha de ouro na Olimpíada Internacional 2018.

Para o aluno Matheus Pellissari Acras, de 9 anos, do 4ºC, o trabalho em equipe ajudou no resultado. “Tivemos que fazer contas difíceis, no começo eu não acreditei, mas trabalhamos em equipe e conseguimos. Foi uma vitória muito importante, tão importante quanto vencer um esporte.”

A aluna Emily Vieira Tuginski, de 10 anos, do 5ºA, garante que a prova foi fácil, que ela esperava algo mais difícil. “Matemática é uma matéria um pouco difícil, mas a prova foi fácil, a professora Fabi, explica de uma forma que entendemos”.

Segundo a professora Fabiane, a maneira de ensinar em sala de aula é o diferencial. A proposta pedagógica Marista permite o desenvolvimento da criança a partir da sua realidade, usando diversas ferramentas e técnicas para o aprendizado. “Como professora utilizo bastante o lúdico com os alunos, para conquista-los e, também, desafiá-los, acredito que isso amplie o interesse pela disciplina”, conclui.