Intervenção Social dos sextos anos

Por meio do projeto de Intervenção Social, que tem o objetivo de potencializar vivências significativas de Solidariedade, os alunos dos sextos anos do colégio Marista, visitaram e conheceram de perto os costumes da aldeia indígena Guarani do Piraí, em Araquari, às margens da BR-280.

Esta ação resultou em um trabalho apresentado no auditório do colégio com a presença dos pais, na qual os alunos mostraram o que aprenderam com a cultura indígena.

Para as alunas Rayssa Venturi, 11 anos, Larissa Sohn Steinbach, 12 anos, os índios passaram bons ensinamentos, e um deles é não reclamar do que tem. “Eles vivem de uma forma simples, dormem em redes, suas brincadeiras são ao ar livre e usam muito pouco a tecnologia, dão mais valor para momentos em família”, disse Rayssa.

Larissa explicou que os índios têm muito cuidado e amor pela natureza. “Eles cuidam da vegetação, dão muito valor para a preservação, o próprio lixo eles que descartam, muitas vezes nós nem sabemos para onde o nosso lixo vai”, comenta.

Segundo a professora Delfinéia Volkmann de Língua Portuguesa, os alunos vão de encontro as realidades apresentadas, onde realizam soluções viáveis, criativas e promotoras do bem comum. “Nossa proposta com os sextos anos foi de realizar um momento especial no colégio para vivenciar e socializar as ações realizadas com o projeto”, conclui Delfinéia.