Inauguração da nova Biblioteca

Foi inaugurado o novo espaço da Biblioteca Rui Barbosa do colégio Marista. Representantes de turma e da APP-Associação de Pais e Professores realizaram a abertura oficial.

A nova biblioteca é uma das obras mais importantes do colégio, ela traz um conceito arquitetônico que explora uso de tecnologia e ambientes multifuncionais para estimular o aprendizado. Os espaços são colaborativos e propiciam experiências com mobiliário adaptável e multifuncional.

O aluno e o professor terão comodidade, a exemplo do espaço da contação história, os alunos terão tatame e pufes exclusivos para eles, a biblioteca agora possui uma Smart Tv, ambos terão a experiência de poderem assistir as histórias contadas de maneira divertida e tecnológica.

A nova estrutura conta com quatro estantes em que os alunos podem sentar em meio aos livros para desfrutar da leitura, estimulando o contato literário e o gosto pela biblioteca e novos notebooks, para consultas e auxílio em tarefas e pesquisas.

A assistente de biblioteca Evilyn Sasse Jordan explica que existem em torno de 20 mil exemplares de livros e o empréstimo funciona através do programa Pergamum, com prazo de 7 dias para a devolução e as contações de história acontecem para alunos do Ampliado, Infantil e Ensino Fundamental, anos iniciais.

Sobre a nova Biblioteca

A aluna Liz Joleem Nazaro de Mello, do 5º EFB, garante que a nova estrutura é muito mais bonita e evoluída. “Os livros estão bem distribuídos, agora temos o uso de notebooks, as mesas são bonitas e os novos espaços com os pufes tornou o ambiente mais confortável e da mais vontade de ir à biblioteca”.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental, anos iniciais e Ampliado do fundamental Daniela Brocca, a biblioteca é um ambiente acolhedor que proporciona a leitura, a pesquisa, a cultura e a arte. “Um universo de possibilidades a todas as crianças que buscam saber, conhecer, imaginar, sonhar e aprender”.

A coordenadora da Educação Infantil e Ampliado da Educação Infantil, Daniele Karin Franzner Fagundes, ressalta que biblioteca é um espaço de aprendizagem que desperta em nossos educandos o interesse em conhecer, investigar e interagir com o mundo que está a sua volta, por meio da leitura e do contato com diferentes gêneros textuais. “É importante que a criança tenha contato com os livros desde o seu primeiro ano de vida, pois a leitura desenvolve a linguagem, a ampliação do vocabulário, a imaginação e a criatividade. Esta nova estrutura será muito bem utilizada pelos nossos alunos, que nela irão realizar muitas descobertas, investigações e viajar pelo mundo da leitura de forma lúdica e encantadora”.

A coordenadora do Ensino Fundamental, anos finais e Ensino Médio, Maira Bachmann Wroblewski, afirma que a biblioteca é um local para agregar conhecimentos, convivência e estudo para todos, fortalecendo o processo ensino-aprendizagem. “É um presente para toda a comunidade educativa para incentivar as práticas de formação de nossos leitores já que instiga o desejo pelo livro, e ajuda a desenvolver as competências acadêmicas e política de nossos estudantes dentro do ambiente escolar”.

Na opinião do diretor do colégio Marista, Airton Bonet, entre as metas da gestão estão a manutenção da qualidade de ensino e do bem-estar dos estudantes. “Todas as melhorias realizadas no Colégio Marista têm o objetivo de aprimorar o ensino e tornar o aluno cada vez mais protagonista da sua história. Nossas estruturas estimulam a criação, a criatividade e a construção do conhecimento”, explica.