Estudantes debatem questões diplomáticas em evento da ONU, em Brasília

Simulação de Fórum Internacional debate mitigação de conflito árabe-israelense e elege delegado para participar da segunda parte do evento, em Harvard

Centenas de alunos de todo o Brasil estão reunidos em Brasília para debater a resolução de um embate histórico: a Guerra dos Seis Dias. O conflito entre árabes e israelenses aconteceu em junho de 1967, mas ainda hoje serve de cenário para avaliar importantes habilidades diplomáticas e é tema do MIB 2018, Modelo Internacional do Brasil. O evento é realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Internationali Negotia, uma Instituição formada por alunos do Ensino Superior que, há 17 anos, realiza simulações no Brasil.

Durante quatro dias, de 10 a 13 de dezembro, os jovens que tem entre 14 a 17 anos estão reunidos em um hotel na capital brasileira, focados na resolução do conflito. Os alunos do Colégio Marista São Luis estão entre os participantes. Eles obtiveram o melhor desempenho durante a 1ª Simulação Internationali Marista São Francisco, que aconteceu em Chapecó (SC) em setembro, e foram convidados a participar da fase nacional da simulação. O desafio é composto por debates nos mesmos modelos dos realizados em fóruns internacionais, incluindo crises urgentes e situações emergenciais. Os alunos assumem o papel de embaixadores dos países envolvidos e serão avaliados de acordo com a capacidade de mitigação dos conflitos, negociação, argumentação e contribuição para a equipe.

No evento será definido o delegado representante do Brasil na Simulação em Harvard. A premiação inclui a viagem aos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. No ano de 2017, a vaga foi conquistada pelo aluno Arthur Tochetto Dal Piva, estudante do Colégio Marista São Francisco.

De acordo com coordenadora psicopedagógica das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, Liana Cristina Giachini, a participação dos alunos no evento mostra na prática a efetividade do ensino. “O pensamento crítico, capacidade de análise, negociação e bagagem cultural dos alunos são essenciais para debates como esse. Todas essas competências são trabalhadas ao longo dos anos no ensino Marista e são essenciais para a vida pessoal e profissional dos alunos”, analisa.

Sobre a Rede Marista de Colégios

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.