O Campeonato Pan-Americano Amador de Xadrez aconteceu em Balneário Camboriú (SC) durante os dias 24 a 29 de setembro e movimentou enxadristas de 10 países. Cerca de 120 jogadores se dividiram em três categorias: faixa de elo até 2300; elo 2000 e elo 1700.
A jogadora Karina Daniela Kanzler Ferreira se destacou entre os competidores, trazendo para casa duas medalhas de ouro: na categoria Under 2000 feminino e Torneio Blitz feminino. A classificação garante sua vaga no Mundial Amador na Sérvia em 2025.
O torneio foi promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e contou com a participação de competidores do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Chile, Costa Rica, Peru e Estados Unidos.
Talento local
Karina é professora de xadrez no Colégio Marista São Luís desde 2020 e coleciona títulos importantes em sua carreira. Com os estudantes, ganhou a Olimpíada Marista Brasil em 2022 e 2023, e chegou na etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina. Foi campeã brasileira em 2005 e participou do mundial em Belfort. Também foi campeã brasileira universitária em 2006 e conquistou o terceiro lugar no pan-americano sub 18.
Considerado um esporte, o jogo é conhecido por sua capacidade de melhorar o desempenho em matemática e leitura, além de ajudar a desenvolver habilidades como memória e concentração.