O ano letivo foi marcado por uma rica jornada de aprendizado, desenvolvimento pessoal e solidariedade para os estudantes do Ensino Médio. Através de um projeto interdisciplinar, os alunos foram convidados a refletir sobre a importância da valorização da vida, estabelecendo conexões profundas com os desafios da sociedade contemporânea e praticando a solidariedade.
A iniciativa teve como ponto de partida a Campanha da Fraternidade de 2024, que abordou o tema “Fraternidade e Amizade Social”. A partir desse contexto, foram promovidas diversas atividades em sala de aula, como debates e a produção de artigos sobre temas relevantes, como bullying e corrupção. Essas discussões estimularam nos estudantes uma consciência crítica sobre as questões sociais e a necessidade de construir um mundo mais justo e solidário.
Além das reflexões em sala de aula, os alunos se engajaram em uma ação concreta de solidariedade. Durante o projeto, realizaram uma campanha de arrecadação de livros e materiais escolares, conseguindo reunir mais de 2 mil livros e cerca de 100 kits de material escolar. Esses materiais foram doados para crianças em situação de vulnerabilidade social, demonstrando o compromisso dos estudantes em transformar a realidade ao seu redor.
Ao longo do projeto, a valorização da vida emergiu como um eixo central, fomentando reflexões sobre o respeito à diversidade, a importância de promover um ambiente acolhedor e a construção de relações interpessoais saudáveis. Os alunos foram incentivados a reconhecer o valor único de cada pessoa e a cultivar a empatia, compreendendo que a vida é um presente precioso a ser cuidado e compartilhado.
A expressão artística se mostrou uma ferramenta poderosa para dar voz aos sentimentos e reflexões dos estudantes. Através da pintura, os alunos criaram obras de arte que transbordavam emoção e sensibilidade, retratando a beleza da vida e a importância de cultivar valores como a amizade, o amor e a solidariedade.
Para finalizar o projeto, os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre o bullying, lendo artigos científicos e elaborando resumos segundo as normas da ABNT. Essa atividade, além de contribuir para a formação científica dos estudantes, serviu como um importante preparo para a redação do ENEM, desenvolvendo habilidades de leitura, análise e produção textual.
Em suma, o projeto interdisciplinar sobre valorização da vida proporcionou aos estudantes uma experiência rica e transformadora. Ao longo do processo, eles desenvolveram habilidades como a empatia, a crítica, a criatividade e a comunicação, além de fortalecerem seus valores e sua consciência cidadã. A ação de solidariedade realizada pelos alunos demonstra que a educação pode ir além da sala de aula, promovendo a transformação social e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. As atividades realizadas ao longo do ano demonstraram a importância de integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo um aprendizado mais significativo e duradouro.