Os alunos dos primeiros e terceiros anos do Ensino Fundamental, séries iniciais, receberam a visita da Assistente Social do Poder Judiciário, Maike Pacher, que conversou com os alunos sobre adoção e como essas crianças e jovens vivem nos dois abrigos de Jaraguá do Sul, alguns temporariamente e outros em abrigo permanente, na maioria desses casos são jovens acima de 12 anos.
Segundo a Assistente Social Maike, hoje são mais de 20 crianças que vivem nos abrigos, mas há também as famílias acolhedoras, que recebem em suas casas as crianças que precisam de acolhimento temporário e provisório, até que possam retornar para suas famílias de origem ou, quando isso não é possível, sejam encaminhadas para adoção.
Os alunos entre seis e nove anos, fizeram muitas perguntas à assistente social, fazendo comparação aos filmes e novelas que assistiram sobre adoção e abrigos. Maike explicou que são situações fictícias e todas as crianças são como todas as outras. “O dia a dia de uma criança no abrigo é diferente de uma novela ou filme, todos precisam de amor e carinho e uma família que lhe proporcione tudo isso”.