Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Férias escolares, momentos em família!

Férias, plural de féria, do latim feriae, dia de descanso. Descanso este tão merecido, após uma longa adaptação ao novo modo de estudar, de educar e de trabalhar. Agora é o momento de refrescar a nossa mente, revigorar nossas energias e nos conectar com atividades que sejam possíveis de serem realizadas. Afinal, férias em meio a pandemia, quando todo cuidado é essencial, torna-se ainda mais desafiador.

Portanto, que tal observarmos as nuvens? A cada momento, uma forma diferente se configura lá no céu. Ao contemplarmos o pôr do sol, podemos acompanhar com paciência a luz desaparecendo no horizonte. Ou então, vislumbrarmos as cores do fim do dia e sentir o cheiro da noite se aproximando? Ainda é possível acompanharmos as fases da Lua, as estrelas tilintando e os planetas que nessa época são visíveis.

Em família, uma boa sugestão é cozinhar em conjunto e permitir que o tempero de cada um faça parte do alimento. Jogarmos jogos de antigamente e que hoje em dia foram esquecidos. Assistirmos filmes e fazermos uma roda de debates, pois dialogar desenvolve o pensamento crítico e a comunicação. Jogarmos conversa fora e não nos prendermos em assuntos que nos amarrem.

Ler e reler livros é muito bom, pois conhecimento nunca é demais! Afinal, toda leitura nos proporciona momentos de aprendizagem. Reorganizar nosso espaço de estudo e de trabalho. Guardar o que nos faz felizdeixar ficar apenas aquilo que nos traz alegria. O que não trouxer, descartar.

Com tudo isso, há a oportunidade de refletir sobre nós, sobre nossas conquistas, os desafios superados e as aprendizagens adquiridas, que neste ano foram muitos, com certeza… afinal, foi o melhor ano para quebrar paradigmas e promover as mudanças que precisávamos para crescer e planejarmos 2021 naquilo que é possível. Afinal aprendemos muito em 2020, ano em que tantas certezas, não foram assim tão certas.

E quando não encontrarmos mais o que fazer, façamos nada! Que pratiquemos o ócio! O ócio é necessário para a realização de grandes invenções. Portanto, para nos mantermos efetivamente produtivos em 2021, precisamos de momentos ociosos, quando possamos descansar nossa mente e aproveitar a vida.

Daniela Brocca
Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Integral
Neuropsicopedagoga e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Andrea Demarchi Hanemann
Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais

 

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.