Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Educação é relacionamento

Era 19 de março de 2020 quando se determinou o isolamento social e fechamento das escolas em Jaraguá do Sul e em muitos outros municípios do estado de Santa Catarina, data que ficará para sempre marcada em nossas memórias. A partir desse dia, nada mais tem sido a mesma coisa.

Inicialmente, a sensação de angústia, de “o que faremos?”, “como faremos?” predominaram, assim como os  dias que se sucederam. Ansiedades, incertezas, vontade de fazer o melhor para todos os alunos, de forma que não houvesse dúvidas e prejuízos.

Não era o momento para desespero. Descobrimos que, cada vez mais, não havia como fugir ou ignorar as tecnologias virtuais e a internet. Afinal, eram essas ferramentas que  estavam nos ajudando, principalmente enquanto escola, para que nossa missão continuasse a ser realizada.

Percebemos que o trabalho em equipe entre os educadores e para com seus gestores fora imprescindível para o bom andamento de tudo. Era um momento de confiança, nos outros e em si, momento de rever conhecimentos e práticas pedagógicas, desenvolver novas habilidades e descobrir novos talentos.

Quantos professores viraram youtubers! Quantos se tornaram “técnicos em informática”! Habilidades cujas gerações atuais já possuíam e, talvez, por esse motivo nos sentimos em uma corrida contra os nossos próprios conhecimentos. Isso não nos impediu de “fazer educação”. Assim como falou o professor Doutor António Nóvoas frente ao cenário de pandemia: “Não fazer nada não é uma solução”.

Então cada um colocou o melhor de si para que tudo desse certo. O estudo foi ainda mais parte integrante do nosso dia a dia. Nos aproximamos muito mais enquanto equipe, assim como dos alunos e das famílias, mesmo não podendo estar fisicamente próximos.

Em consonância a tudo que esse ano nos proporcionou, foi possível avaliarmos o ano de 2020 como um ano de aprendizados, um ano em que quebramos barreiras, necessitamos sair de algumas zonas de conforto, mudar nossas perspectivas e até opiniões. Contudo, temos a certeza de que em meio a todos os sentimentos e ações, o que sempre prevaleceu foi a vontade de “ser presencial”, pois no fim das contas, educação é relacionamento.

Álice Paula Balsanelli
Orientadora Pedagógica – Ensino Fundamental Anos Iniciais
Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.