Cidadãos globais com valores para a vida

To become a GLOBAL CITIZEN! Tornar-se um cidadão global! Uma aspiração distante ou uma realidade cada vez mais próxima? Pensar em educação atualmente, em especial em tempos de pandemia, implica refletirmos nos significativos avanços ocorridos em um curto período. Quando pensamos em educação do século XXI, logo vem à mente conceitos de desenvolvimento de competências e habilidades como criatividade, pensamento crítico e soft skills.  E apesar dos grandes desafios implícitos nesta missão de educar, os avanços obtidos neste último ano, refletem em novas práticas e abordagens que já vinham ganhando força nas últimas décadas e evidenciaram-se ainda mais neste período pandêmico. Um exemplo é a Internacionalização, que extrapola o âmbito empresarial e universitário para alcançar o mundo escolar.

A internacionalização é um caminho que dá acesso aos mais diversos conhecimentos, sendo o inglês, o idioma mais associado a esses processos. Além disso, o avanço das correntes de bilinguismo no Brasil contribui para tal associação. No entanto, o processo de internacionalização se dá por muitas linguagens e línguas, e implica a quebra de barreiras e fronteiras. O intuito é formar cidadãos globais, conscientes de seu papel no mundo, do impacto que são capazes de produzir, além de estimular o desenvolvimento nos âmbitos cognitivo, socioemocional e comportamental. A exposição e conhecimento de várias realidades, traz consigo o potencial de desenvolver a consciência global, estimulando o diálogo, a tolerância e a consciência coletiva – todos aspectos essenciais para um bom convívio em sociedade e cuidado com o planeta.

No Colégio Marista São Luís, buscamos desenvolver a internacionalização em vários projetos com a qualificação da língua inglesa no currículo, exposição intensificada a língua na atividade extra curricular do Marista Idiomas, na oferta de intercâmbios acadêmicos, serviços de college counseling – aconselhamento universitário internacional, além de participação em projetos acadêmicos internacionais. O Instituto Marista, nascido na França e com presença significativa em muitos projetos educacionais e sociais em mais de 80 países, carrega em seu DNA a internacionalização e o desenvolvimento de cidadãos globais, permeados por valores que preparam para a vida.

To become a global Citizen? Yes, definitely a close reality!

Prof. Fabiane Grutzmacher de Paulo, Coordenadora de Internacionalização no Colégio Marista São Luís, graduada em Letras Português e Inglês. Pós-graduada em Supervidao, Orientação e Coordenação Escolar e Neuropsicopedagogia. Fluente em inglês, alemão e Espanhol.